top of page
Buscar

Auto responsabilidade é o primeiro passo para a transformação

  • Foto do escritor: Maria Lígia Gomes
    Maria Lígia Gomes
  • 25 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Bem que eu queria que essa frase fosse minha. Mas não é. Essa frase é da Bianca Ladeia autora do livro Imagem Pessoal de Impacto.



Ano passado, passei o ano mal, uma série de doenças físicas somáticas, busquei diversos especialistas, tomei tantos remédios, era refluxo, alergia, psoríase, sinusite, pata de ganso, fui a fisioterapeuta, terapia, fiz pilates, praticava exercício, ia à igreja, mantinha uma rotina organizada.


Nada adiantava. Eu só piorava.


Minha mãe chegou em outubro e fomos num antigo médico da família, olhei pra ele e disse, não me reconheço mais, me olho no espelho e não me reconheço mais.

Comecei a chorar. Minha mãe do lado. E quando a gente é criança a gente vive chorando pra nossa mãe, quando a gente se torna adulto, chorar na frente da mãe é quase um pecado, quase nunca acontece, se a vontade vem, a gente disfarça, evita, eu não me contive, senti vergonha de chorar na frente dela, mas chorei.


O médico me disse: _ Maria Lígia, precisamos cuidar dessa ansiedade, hoje você se olha no espelho e não se reconhece, amanhã você pode se olhar e não reconhecer Deus. O amanhã nem existe e você está vivendo de amanhãs…


Acontece meus amigos, que as vezes, nos falta um pequeno detalhe nos nossos pensamentos pra que a gente consiga ajustar as velas e voltar a rota. Nos falta uma atitude, uma decisão. Uma revolução - transformação - evolução.


A decisão de mudar era/ é minha. Eu era a responsável por não me reconhecer mais.

O médico sugeriu um ansiolítico, nem pesquisei, tomei.

Estamos em março, 5 meses se passaram.


Hoje me olho no espelho e me reconheço, aos pouquinhos fui me vendo, me encontrando, me redescobrindo.


Às vezes culpamos a vida, o parceiro, o trabalho, os pais, buscamos culpados para justificar nossas dores, isso trás alívio, mas não ajuda na transformação.

Nossas dores são responsabilidades nossas, e nossa busca por diminuí-las também é responsabilidade nossa.

Não esqueça disso. 💝

 
 
 

Comments


bottom of page